Obrigado!

Brazil Climate Action Hub Logo

Brazil Climate Action Hub vai discutir maior sinergia com os países do Sul Global na COP27

Apresentar propostas para que o Brasil lidere a transição climática justa e desenvolver e dar escala a soluções para a crise climática a partir dos países que constituem o Sul Global serão, este ano, dois focos do Brazil Climate Action Hub, o espaço da sociedade civil brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que será realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, entre 6 e 18 de novembro.

O Brazil Climate Action Hub marcará sua presença pela terceira vez em Conferências de Clima da ONU, sendo a primeira a COP25, em Madri, e a segunda, a COP26, em Glasgow. Criado em 2019, com o apoio de organizações e movimentos de diferentes setores da sociedade brasileira – e gerido pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto ClimaInfo –, o Brazil Hub terá como principais objetivos expandir horizontes, tecer diálogos e buscar sinergias com outros países do chamado Sul Global.

O Hub já é uma referência de diálogo na COP, por acolher diferentes perspectivas, projetos e planos concretos elaborados por pessoas e organizações comprometidas com a construção de um Brasil diverso, inclusivo, sustentável e justo.

Na COP25, em 2019, em Madri, na Espanha, quando foi criado, a intenção foi dar protagonismo à sociedade brasileira no debate climático. O espaço tornou-se referência do Brasil na Conferência com apresentação de estudos, iniciativas, soluções e experiências de políticas públicas que já estão sendo desenvolvidas pela sociedade brasileira para atingir os objetivos do Acordo de Paris.

Já na COP26, em 2021, realizada em Glasgow, na Escócia, o Brazil Climate Action Hub se consolidou como o espaço da sociedade brasileira e foi palco de mais de 50 eventos, além de reunião bilaterais, evidenciando causas e abordagens macros, em um sentido mais amplo, para além de agendas específicas das organizações ali representadas. Por lá, circularam representantes de organizações ambientalistas e participantes dos movimentos negros, quilombolas, indígenas, das juventudes e de famílias, além de políticos, empresários, cientistas, artistas e jornalistas. Uma clara demonstração da capacidade de ação climática brasileira também por meio da diversidade.

No site oficial do Brazil Climate Action Hub, é possível conferir os conteúdos produzidos na COP26 e um vasto material informativo sobre a COP27, o Acordo de Paris e a agenda climática em geral, além de notícias recentes sobre o tema.

Assessoria de Imprensa

Avenida Comunicação
Marita Boos (21) 99116-1370
[email protected]

Compartilhe:

Outras notícias