Publicações

Guia Rumo à COP27

A LACLIMA – uma rede de profissionais do direito das mudanças climáticas na América Latina – lançou um ´guia de bolso´ chamado “Rumo à COP 27 – O que você precisa saber sobre os temas de negociação do Acordo de Paris”. 

O documento analisa brevemente 12 temas das negociações: Mitigação; Adaptação; Mercado de Carbono; Financiamento Climático; Perdas e Danos; Transparência; Balanço Global; Compliance (conformidade); Gênero; Capacidade Técnica; Ações de Empoderamento Climático (conscientização climática); e Transferência de Tecnologia. Aponta, ainda, o status atualizado de negociações de cada um destes temas (ocorridas tanto na COP26, como em reuniões realizadas entre as Conferências), e indica o que se pode esperar das negociações durante a próxima COP do Egito com relação à agenda.

Glossário Climático

A linguagem das conferências, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), assim como a da ciência climática, é recheada de expressões próprias, jargões e siglas. Para ajudar você a decifrar esses códigos e não perder o fio da meada ao cobrir a já complexa COP26, o ClimaInfo preparou um Glossário Climático. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo. 

O Glossário foi desenvolvido com o apoio técnico de especialistas em clima, e está em constante atualização, para receber novas expressões, termos e siglas que venham a ser criados ao longo da Conferência e na jornada rumo à transição para uma sociedade de baixo carbono, capaz de suportar todas as formas de vida, sem colocá-las em risco de extinção, e estabilizar o aumento médio da temperatura do planeta em um grau e meio. Esperamos que ajude!

Guia para Perplexos

Com humor e linguagem simplificada, a publicação “Acordo de Paris: Um guia para perplexos”, lançada pelo Observatório do Clima e pela LACLIMA, torna-se um guia de bordo para quem quiser entender ou cobrir, como jornalista, a Conferência do Clima de Glasgow. É uma ótima opção para saber mais sobre o que está em jogo na COP26 e sobre por quais motivos essa é a Conferência mais badalada depois COP21, em 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris. 

Usando uma linguagem simples, o manual traz o detalhamento da “sopa de letrinhas” das Conferências das Partes. O minimanual também traz a contextualização histórica das COPs, desde a Rio-92, mostrando como os debates multilaterais foram avançando rumo ao cumprimento do objetivo comum de estabilização do aquecimento do planeta em 1,5 grau Celsius (ainda longe de ser alcançado).

Foca nas mudanças substanciais do Acordo de Paris e mostra o que ainda está pendente para que seja possível concluir o Livro de Regras que norteará a efetiva implementação do Acordo. O manual indica ainda como os países estão organizados em blocos, cada um com seus respectivos interesses nas negociações.

Por fim, oferece dicas práticas para os jornalistas, sugerindo onde devem focar a atenção tanto na primeira quanto na segunda semana, a partir da sequência de acontecimentos pré-definidos no script das Conferências do Clima. O manual está disponível para download aqui.

Boa leitura!

Negociando o Futuro

A formação “Negociando o Futuro”, realizada pelo Observatório do Clima e voltada a organizações da sociedade civil e a movimentos sociais interessados na COP27, está sendo realizada pelo segundo ano consecutivo. Ela oferece diferentes perspectivas sobre a crise climática e traz visões de renomados especialistas brasileiros para analisar os temas mais quentes a serem debatidos na Conferência do Clima deste ano. 

Entre os assuntos tratados estão o contexto internacional e o cenário das negociações da Conferência do Clima neste ano; financiamento; adaptação; Perdas e Danos; Balanço Global (GST); ambição climática; programa de trabalho sobre mitigação; e Artigo 6. A formação fará, ainda, um compilado do que foi definido na COP26, em Glasgow, na Escócia, no ano passado.

A primeira edição, realizada no ano passado, gerou vídeos e materiais complementares que propiciam um adensamento conceitual sobre a emergência climática e suas nuances e oferecem uma ampla visão estratégica dos rumos possíveis para o futuro do planeta. Os conteúdos estão disponíveis neste link. Um material essencial para os jornalistas que vão cobrir a Conferência do Clima de Sharm el-Sheikh, no Egito, neste ano.