Obrigado!

Janja, futura primeira-dama, visita o Brazil Climate Action Hub nesta terça-feira

A socióloga Rosângela Lula da Silva, futura primeira-dama do Brasil, fez uma visita informal de meia hora no espaço da sociedade brasileira na Conferência do Clima do Egito na tarde (horário local) desta terça-feira, 15 de novembro. Na ocasião, tirou fotos e conversou com representantes da sociedade civil e políticos. O presidente Lula tem agenda marcada no Hub na próxima quinta-feira. 

Por Daniela Vianna, ClimaInfo

Janja, como é popularmente conhecida a esposa do presidente Lula, visitou a Blue Zone da Conferência do Clima do Egito, nesta terça-feira (15/11). Ela foi primeiro ao estande do Consórcio da Amazônia Legal, e depois se dirigiu ao Brazil Climate Action Hub, onde permaneceu por cerca de meia hora, tirou fotos e conversou com ativistas, ambientalistas e lideranças indígenas. Na sequência, teve uma conversa com mulheres sobre questões relacionadas à sustentabilidade, área na qual se especializou e atuou profissionalmente em empresas do setor de energia do país, como a Itaipu Binacional.

Em rápida conversa com a imprensa, registrada no canal do Mídia Ninja, no Instagram, disse estar muito feliz em acompanhar a sua primeira Conferência do Clima. Sobre a agenda oficial programada para amanhã (16/11), afirmou que a expectativa é grande. “Amanhã a gente tem duas agendas importantes aqui, é muito importante a gente voltar a ver o Brasil no centro do mundo novamente e com protagonismo na questão do meio ambiente e do clima, principalmente”, declarou Janja.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva participará de eventos na Conferência do Clima nesta quarta (16) e quinta (17). Amanhã, às 11hs, no horário do Egito (6hs, no horário de Brasília), Lula participa do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com governadores da Amazônia Legal. À tarde, fará um pronunciamento na Blue Zone, na COP27, conforme agenda disponibilizada neste site. Lula vai visitar o estande do Brazil Hub na quinta-feira (17), às 10hs (hora local). A participação dele também está prevista no Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Janja (centro) pousa para foto com a governadora reeleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (esq.) e a cantora Fafá de Belém (dir.)
Janja (centro) pousa para foto com a governadora reeleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (esq.) e a cantora Fafá de Belém (dir.)

Conversas e fotos com mulheres

No estando do Hub, a futura primeira-dama pousou para fotos, entre elas uma com a governadora petista reeleita no Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e com a cantora Fafá de Belém, que é embaixadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), que tinha participado, horas antes, do evento “A Importância da Amazônia e o papel da arte e da cultura na valorização e conservação da região e seus povos”, também no Brazil Hub.

Cíntya Feitosa, assessora de Relações Internacionais do Instituto Clima e Sociedade (iCS), disse que membros da equipe de coordenação do Brazil Hub explicaram à Janja a história do espaço – criado pela sociedade civil desde a COP de Madri, em 2019, para suprir uma lacuna de diálogo e protagonismo do governo Bolsonaro nas Conferências do Clima da ONU. Segundo Cíntya, foi um momento de Janja reconhecer o espaço do Brasil na COP e receber pessoas com quem ela diz que quer contar nos próximos anos para reconstruir o Brasil. “A futura primeira-dama recebeu diversas representantes, em especial mulheres, dos mais diversos movimentos”, contou Cíntya Feitosa, entre as quais a deputada federal eleita Célia Xakriabá, da “bancada do cocar” e com Michelle Ferreti, do Instituto Alziras, além de prefeitas. Anteriormente, no estande do Consórcio Amazônia, Janja também havia pousado para fotos e conversado rapidamente com a senadora maranhense Eliziane Gama, do Cidadania.

Crédito da foto (segurando a placa): Eduardo Carvalho/Brazil Climate Hub

Compartilhe:

Outras notícias