O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva aceitou os convites de governadores da Amazônia Legal e de autoridades egípcias e irá à Cúpula das Nações Unidas para o Clima (COP27), no Egito. Data ainda não foi confirmada.
Por Daniela Vianna, ClimaInfo
A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleise Hoffmann, confirmou que Lula aceitou os convites e irá participar da Conferência do Clima da ONU, que vai ocorrer entre os dias 6 e 18 de novembro em Sharm el-Sheikh, no Egito, de acordo com o UOL. “Ele foi convidado pelo Consórcio [Interestadual da Amazônia Legal], recebeu um convite do governador Waldez [Góes, do Amapá, presidente do consórcio] para acompanhá-los neste evento. Ele irá, está vendo a melhor semana para ir”, disse Gleisi ao portal de notícias.
Lula também foi convidado a comparecer à COP27 pelo presidente egípcio Abdel Fattah El Sisi na segunda-feira (31/10), em mensagem de parabenização a Lula pela vitória nas urnas. Sisi demonstrou interesse em aprofundar as relações de amizade entre os dois países e disse confiar “na capacidade do Brasil em desempenhar um papel positivo durante a Cúpula (do Clima) para promover a ação climática no cenário internacional”. A notícia foi comunicada por Jamil Chade, em sua coluna também no UOL.
De acordo com O Globo, o mais provável é que Lula compareça à Conferência do Clima na segunda semana do evento, devido a questões logísticas, “orquestrando sua agenda com as dos governadores amazônicos – os cinco que confirmaram sua ida estarão lá simultaneamente entre os dias 14 e 15”, diz o texto assinado pelos repórteres Sérgio Roxo e Ana Rosa Alves. Lula recebeu o convite para ir à COP27 do governador Hélder Barbalho (MDB), do Pará, e teve contato também com o governador Waldez Góes (PDT), do Amapá, que preside o Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal. O Consórcio terá espaço próprio na COP27. Lula também foi convidado a comparecer ao Brazil Climate Action Hub.