Organizações ambientalistas latino-americanas que formam a Coalizão Latinoamericana pelo Ar Limpo – ALAire, promovem a discussão da relação entre as políticas de controle de poluentes e de emissões de GEE e durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em novembro no Egito.
A correlação entre a mudança do clima e a poluição do ar, em especial a forma como o marco regulatório para ambos os temas é abordado por distintos países, será o tema do encontro “Gases de efeitos estufa e Poluentes: a intrínseca relação entre as emissões e seus impactos na saúde e na qualidade de vida”, que acontecerá no espaço do Brazil Climate Action Hub durante a COP27 em novembro no Egito.
Organizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, Instituto Alana e Asociación Interamericana para la Defensa del Ambiente, AIDA, o encontro busca aprofundar os conhecimentos em instrumentos de políticas públicas para estimular as Nações a adotarem padrões na gestão de qualidade do ar e gases de efeito estufa.
“Há uma distinção na forma como a legislação na ampla maioria dos países lida com os GEEs e os poluentes atmosféricos, o que apresenta consequências práticas para as políticas públicas de controle de emissões. O objetivo do encontro é fazer uma reflexão sobre este cenário e possíveis formas de avançar com o controle de emissões desses gases”, afirmou Hélio Wicher Neto, representante do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
A ausência de metas de qualidade do ar para Poluentes Climáticos de Vida Curta, SLCPs, nas NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada, que envolve os compromissos voluntários estabelecidos por países signatários do Acordo de Paris), assim como a ausência de limites de emissão de GEE na política de controle de emissões para atividade industrial e de uso do solo por parte dos órgãos ambientais nacional e subnacionais, são exemplos concretos do que ocorre no caso brasileiro e que demandam atenção pública.
A programação do encontro conta com representantes da sociedade civil, da Organização Pan‑Americana da Saúde e da Global Climate and Health Alliance. Ele acontecerá no dia 17/11 às 11h (6h BRT) com a parceria da Coalición Latinoamericana por el Aire Limpio, ALAire, e da Coalizão Respirar, do Brasil, e terá transmissão online no portal do Brazil Climate Action Hub.