Obrigado!

Minimanual esmiúça nuances da COP26

Com humor e linguagem simplificada, a publicação “Acordo de Paris: Um guia para perplexos”, lançada pelo Observatório do Clima e pela LACLIMA a um mês do início da COP26, torna-se um manual de cabeceira para quem quiser entender ou cobrir, como jornalista, a Conferência do Clima de Glasgow.

Lançado nesta quinta-feira, 30 de setembro, o minimanual elaborado pelo Observatório do Clima e pela LACLIMA, torna-se leitura fundamental para quem está iniciando a jornada de cobertura jornalística das COPs. Também é uma ótima opção para quem quer entender o que está em jogo na COP26 e saber por quais motivos essa será a Conferência mais badalada depois COP21, em 2015, quando foi firmado o Acordo de Paris.

Usando uma linguagem simples, o manual traz o detalhamento da “sopa de letrinhas”, siglas e expressões das Conferências das Partes, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre o Clima (UNFCCC).

O documento faz uma analogia entre a Conferência do Clima e uma reunião de condomínio, onde todos os moradores vão precisar decidir sobre uma grande reforma para evitar que o prédio desmorone. Passando por todas as nuances das relações e dos jogos de interesse, mostra o quão difícil é chegar a um consenso diante de tanta diversidade.

O minimanual também traz a contextualização histórica das COPs, desde a Rio-92, mostrando como os debates multilaterais foram avançando rumo ao cumprimento do objetivo comum de estabilização do aquecimento do planeta em 1,5 grau Celsius (ainda longe de ser alcançado).

Foca nas mudanças substanciais do Acordo de Paris e mostra o que ainda está pendente para que seja possível concluir o Livro de Regras que norteará a efetiva implementação do Acordo. O manual indica ainda como os países estão organizados em blocos, cada um com seus respectivos interesses nas negociações. Por fim, oferece dicas práticas para os jornalistas, sugerindo onde devem focar a atenção tanto na primeira quanto na segunda semana, a partir da sequência de acontecimentos pré-definidos no script das Conferências do Clima. O manual está disponível para download aqui. Boa leitura!

Compartilhe:

Outras notícias