Até o dia 7 de abril é possível enviar propostas de atividades para a Semana Regional do Clima da América Latina e Caribe (LACCW, na sigla em inglês), que ocorrerá de 11 a 14 de maio de forma virtual. As Semanas Regionais do Clima são uma oportunidade para que governos de estados e cidades, povos tradicionais, juventude, setor privado e sociedade civil se envolvam na agenda internacional de clima. O objetivo é discutir e criar condições de implementação de planos de ação climática sob o Acordo de Paris, de olho na COP26, que será realizada em novembro em Glasgow, no Reino Unido.
Este ano, as Semanas Regionais do Clima têm como foco três temas:
Ações nacionais e abordagens em toda a economia – Discussão sobre ações ambiciosas em setores-chave e como essas ações podem ser integradas ao planejamento nacional e nos pacotes econômicos para permitir a recuperação da COVID-19 e apoiar o Acordo de Paris.
Abordagens integradas para o desenvolvimento resiliente ao clima – colaboração para discutir os riscos climáticos que a América Latina e o Caribe enfrentam, desenvolver soluções de baixo carbono e buscar parcerias para abordagens baseadas em risco para adaptação e construção de resiliência.
Aproveitando oportunidades de transformação – Uma plataforma para explorar soluções inovadoras para entregar ações climáticas em uma escala que coloque a América Latina em um caminho de desenvolvimento de baixa emissão e alta resiliência, com foco nos principais setores da economia que precisam de transformação profunda.
Aproveite esta oportunidade de contar bons casos de ação climática no Brasil. É possível propor atividades para o evento; colaborar com a construção temática das atividades; e enviar material sobre
É possível participar como organização de apoio (que contribuirá para construir a agenda nos eixos temáticos); propor side events; e enviar exemplos de boas práticas na ação climática para o chamado Action Hub. Para ler o texto em inglês e acessar os formulários de inscrição na página da UNFCCC (em inglês), clique aqui.
Não perca o prazo!